Publicidade

Como tirar Visto Americano - Minha experiência




Conhecer o mundo faz parte dos meus grandes sonhos, sempre que passa um avião, ainda olho para o céu e fico imaginando que um dia estarei lá dentro rumo a uma nova experiência.

Quando eu estava no 1º ano da faculdade, surgiu uma oportunidade. Ganhei um sorteio para ir a Inglaterra, não consegui ir porque eu não tinha passaporte e eu era tão alienada que nem cogitei em correr atrás. Achei que era difícil ter um passaporte e demoraria meses para chegar. Então perdi o prêmio e continuei sendo ignorante sem saber como fazer um passaporte. Com 20 anos de idade fui atrás disso, nunca imaginei que seria tão simples. A gente precisa sempre dar o primeiro passo antes de limitar as coisas.

Mas hoje quero contar para vocês como foi minha experiência para a retirada do visto americano, lembrando que foi o que aconteceu comigo, não posso dar certeza que será exatamente da forma que estou informando, mas da para termos uma noção de como funciona esse procedimento. Espero muito ajudar.


1°Passo:


Antes de tudo é necessário preencher o formulário que você encontrará no site: https://ceac.state.gov/genniv/

O formulário deve ser preenchido em inglês. Sempre salve cada etapa para não correr o risco de perder as informações passadas. Para facilitar um pouco mais, o link a seguir explicará passo a passo de como preencher o formulário DS-160 http://www.vistorapido.com/artigos/como-preencher-formulario-ds160/

2°Passo:

Após preencher todo o formulário, faça tudo com calma, reserve um tempo só para isso. Se não conseguir fazer tudo no mesmo dia dá para gravar e tem até 30 dias para concluir. Esse formulário irá te acompanhar em todo o processo para a retirada do visto, então tenha bastante atenção. Imprima a Folha DS-160, ela é muito importante, sério, Muito mesmo!

3° Passo: Pagamento

Será necessário fazer outro cadastro no CSC – Visa Information Service (https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv), que seria o site oficial do consulado americano.

Inicie sua solicitação, após fornecer todas as informações. Click em enviar e escolha o consulado onde você deseja fazer entrevista. Tem que ser o mesmo consulado que você escolheu no formulário DS-160. Informe o local de entrega do visto. Dá para retirar o passaporte com o visto aprovado no CASV ou em sua casa.

Depois dessa etapa, você escolherá a forma de pagamento do visto. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank ou por boleto bancário. Optei por pagamento via boleto bancário e tive que aguardar um dia para a liberação do agendamento. Como solicitei para turismo (B1/B2) o valor foi de US$ 160, ficando R$ 416,00 (valor de acordo com o dólar atual).

4° passo: Agendamento

Depois das etapas anteriores você realizará o agendamento em DOIS dias. Um no CASV (onde será tirada a foto e suas impressões digitais) e o outro no Consulado, que é a entrevista.

Você não pode marcar os dois atendimentos no mesmo dia. O sistema te dará primeiro a opção para o agendamento no consulado e depois no CASV. Só que você irá primeiro no CASV e depois ao consulado.

Obs. Menores de 15 anos e maiores de 66 anos estão isentos da entrevista e da coleta de impressões digitais. O representante ou despachante precisará apenas enviar as documentações e as fotos do isento.

5º Como é o Atendimento no CASV:

Fui ao CASV que fica no Alto de Pinheiros. Confesso que não estava muito pronta pois não sabia se era para levar as papeladas da vida ou não, nem havia separado nada. Fui apenas com o passaporte RG e CPF. Lembro de ter mandado mensagem para uma amiga que havia acabado de tirar o visto perguntando se ela levou todos os documentos no CASV, e ela disse que os que pediram foram o formulário DS-160 e o passaporte.

Eles fazem uma vistoria, então é melhor nem ir com bolsa ou mochila para não ficar pagando guarda volume. Eles até deixam entrar com celular dês de que esteja desligado.

Ao chegar lá, me pediram o formulário DS-160 e o passaporte. Adivinha... eu não estava com o formulário, o segurança me orientou ir para um lugar x onde eles fazem a impressão que por sinal custava uma facada, R$ 30,00. Eu tinha apenas R$ 10,00, o mesmo segurança me indicou outro lugar que custava R$ 5,00, porém era muito longe e eu estava a pé. Fui para o lugar fim do mundo. Por isso eu disse e repito novamente: IMPRIMA O FORMULÁRIO ele é MUITO IMPORTANTE.

Consegui a bendita da DS-160 e entrei no CASV. Foi muito rápido, não peguei fila, tiraram a foto, colheram minhas digitais e acabou. Bom, isso foi no meu caso, pois costumam dizer que há sempre uma fila e demoram para sair de lá. Vá com tempo.

6° Entrevista no Consulado:

Depois do corre-corre que tive no CASV, fiquei mais atenta com tudo o que precisava. Imprimi duas folhas DS-160. Separei uma pasta para todos os documentos necessários. O ruim é que fiquei ansiosa e não dormi. Meu horário era das 08h50. Sai de casa bem cedinho pois precisava passar no trabalho primeiro e como era caminho, deixei todos os meus pertences lá (celular, carteira, chaves) fui apenas com uma pasta contendo todos os meus documentos e mais nada.

Chegando lá, havia uma única fila, onde um dos funcionários direcionava cada um para outras filas de seus respectivos horários. A partir dai você só verá filas e não banque o espertinho em ir com qualquer tipo de eletrônico. Você irá passar por raio-x e detector de metais.

Os documentos obrigatórios são:

- Passaporte com validade mínima de 6 meses
- Passaporte com visto antigo (se houver)
- Página de confirmação da DS-160 com código de barras

Documentos adicionais:

Deve comprovar tudo o que você disse no formulário DS-160, demonstrar que você tem vínculo forte com o Brasil. Dessa forma eles verão que você tem motivos para voltar ao Brasil e não irá viver ilegalmente nos Estados Unidos. Geralmente, quem tem menos vínculo com o país demonstra para eles que o sujeito está tentando ter uma vida melhor em outro país e que ele é suspeito em não querer voltar e irá viver ilegalmente lá. Pensando dessa forma, já será um caminho do que dizer na hora da entrevista.

Quando finalmente fui chamada para ser entrevistada, o atendente perguntou para que local eu iria e se eu falava inglês, respondi que seria NY e que não tinha total conhecimento, estava indo para estudar a língua. Depois perguntou quem iria pagar minha viagem e como eu iria me manter, informei que seria tudo por minha conta, então ele pediu meu comprovante de renda, entreguei o comprovante e a carta de matrícula da escola de intercâmbio. Após alguns minutos de silêncio e alguns barulhos de teclado ele olhou simpático e disse: “parabéns! Seu visto foi aprovado”.

Depois disso tudo, fui a uma farmácia e comprei um sal de frutas. Dês do momento em que entrei na fila minha barriga começou a queimar, e fiquei o tempo todo tentando manter a calma.

Mesmo que o visto desse negativo eu não precisava ter ficado tão nervosa. É tudo muito tranquilo, você vai entrar em uma fila e é só seguir.

Bom, essa foi minha experiência, se surgir mais dúvidas é só colocarem nos comentários que tentarei explicar.



Um comentário :

  1. Oi! Tudo bem? Vi que você deixou o seu blog no grupo CDB e decidi visitar. Em primeiro lugar, adorei o seu layout e acho que você escreve muito bem. Parabéns pelo conteúdo.
    Adorei o seu post sobre o visto. Em setembro/2016 vou ficar 30 dia em New York fazendo intercâmbio e já estou bem ansiosa. Já tirei toda a documentação ;)
    Já estou seguindo o seu blog e curti a sua página no facebook.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir

Cadastre-se e receba postagens por e-mail

* indicates required
Posts Relacionados